Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Heróis da Fruta


APCOI revela resultados preliminares da 1ª edição do projecto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável»

APCOI aumenta consumo de fruta nas escolas em 26%

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil apresentou hoje os resultados preliminares da 1ª edição do projecto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» que envolveu no total 27.094 alunos de 1377 turmas de 546 jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo num programa educativo de intervenção motivacional com o objectivo de incentivar as crianças a consumir mais fruta diariamente, contrariando a actual estatística nacional deste consumo que é de apenas 2%.

6980 crianças de 352 turmas reportaram o seu consumo diário de fruta durante a participação neste projecto, contabilizando no total 158.654 porções de fruta ingeridas por esta amostra de alunos ao longo das 6 semanas consecutivas da intervenção motivacional. Em média, cada criança ingeriu 23 porções de fruta. Por cada fruta consumida no lanche, as crianças receberam estrelas de mérito, como recompensa imediata pelo comportamento saudável que assinalaram no «Quadro de Mérito dos Heróis da Fruta» da sua turma.

Além disso, os alunos reforçaram a importância da fruta na alimentação diária através de várias actividades e fichas de trabalho implementadas localmente pelos professores e educadores que abordaram entre outros temas a importância de consumir fruta diariamente na quantidade certa pelo inúmeros benefícios para a saúde, a exploração do consumo nas mais variadas formas e cores e valorização do consumo da fruta da época, de produção nacional e biológica.

«Estamos ainda a fazer um apuramento dos dados reportados, mas já verificámos que houve um aumento efectivo de 26% no consumo diário de fruta pelas crianças envolvidas neste projecto, em relação ao consumo que existia nestas turmas, antes da intervenção. Estes resultados são apenas a confirmação do feedback que já nos tinha chegado informalmente por parte dos professores e educadores, constituindo deste modo mais um estímulo para toda a equipa que organiza esta iniciativa e que já anseia pela próxima edição do projecto que chegará com o novo ano lectivo» afirma Mário Silva, presidente e fundador da APCOI.

Sem comentários:

Enviar um comentário