Reconto do livro:
“Uma questão de azul-escuro”
de Margarida Fonseca Santos
Era uma vez um menino chamado Luís. A professora Susana estava a dar a aula de educação física e disse aos alunos para tirarem o excesso de roupa.
Todos respeitaram o que a professora disse menos o Luís que trazia o seu fato de treino azul-escuro, o mesmo que usava no inverno. A professora agarrou-lhe no braço com ternura para o ajudar a tirar o casaco de fato de treino, mas só por causa disso parecia que dava dor .
A professora sentou-se com ele no banco e inventou uma mentirinha aos colegas do Luís.
A professora Susana contou-lhe que o seu tio tinha sido preso por bater na sua tia . Ao ouvir a história da professora, o Luís finalmente consegui desabafar .
A professora Susana chamou a mãe de Luís e perguntou-lhe se batia no filho. Estava lá também um polícia. A mãe disse que não e o Luís confirmou.
Depois o Luís contou o que lhe tinha acontecido. Quando foi para casa não se queria atrasar para a festa do avô, por isso, foi por uma rua deserta a que todos os meninos fugiam. Chegaram uns meninos mais velhos e bateram-lhe.
No dia seguinte alguns meninos contaram à professora que lhes tinha acontecido o mesmo. A professora e os alunos resolveram fazer um folheto com regras de segurança.
O Luís mostrou o folheto ao sr. polícia e este gostou muito. Até sugeriu que se mostrasse o folheto a outras escolas.
Beatriz O.
Parabéns pelo reconto, Beatriz!
ResponderEliminarUm grande beijinho