A Baleia Azul
A baleia azul é um mamífero marinho.
A baleia azul é o maior animal alguma vez existente, podendo ter 33 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de massa.
Alimenta-se de krill, de pequenos peixes e lulas.
A baleia azul possui uma pequena abertura que é visível quando a baleia mergulha. Tal abertura pode produzir jactos de água que podem ter 9 metros de altura. O seu pulmão pode conter 5 000 litros de ar.
É o animal mais ruidoso do mundo, emitindo sons mais fortes que o som de um avião a jacto. Estes sons podem ser ouvidos a mais de 800 quilómetros de distância.
A baleia azul pode ser encontrada em todos os oceanos, embora faça migrações sazonais para fugir das águas mais quentes, já que prefere as águas mais frias e ricas em alimento (uma baleia pode ingerir 3 toneladas de alimento por dia.
A gestação destes animais dura cerca de 12 meses.
Uma baleia azul recém-nascida pesa mais que um elefante adulto.
Durante os seus primeiros 7 meses de vida os bebés de baleia azul bebem cerca de 380 litros de leite por dia. Apesar de serem mamíferos, as baleias não dão de mamar aos seus filhotes. O leite da baleia é tão gorduroso que ela o solta na água de onde o filhote o suga, uma vez que, água e gordura não se misturam.
A baleia azul é um animal que está em vias de extinção. Estima-se que possam haver, no máximo, 6 000 destes mamíferos em todo o planeta.
Neste momento a espécie é protegida e proibida a sua caça.
Texto colectivo
Sem comentários:
Enviar um comentário